Pomodoro? Isso não é tomate? Ou melhor, um molho? Bom, sim, pomodoro significa tomate em italiano, mas o método pomodoro não é uma forma de cozinhar melhor o seu molho. Na realidade, o Método Pomodoro é uma forma de organizar melhor a concentração para realizar tarefas e descanso de forma alternada.
Assim, fica mais fácil atingir objetivos, evitar a procrastinação e ter melhores resultados na hora de estudar, trabalhar ou em qualquer outra tarefa que você precise realizar. E dá certo, afinal, o método criado pelo italiano Francesco Cirillo, nos anos 80, ganhou o mundo e é utilizado por diversas pessoas.
Contudo, é preciso saber como fazer o método pomodoro e também como se certificar da sua eficiência, pois é preciso ter controle sobre si mesmo e sobre a tarefa neste método.
Vamos ver o que fazer? Veja abaixo mais sobre o Método Pomodoro.
O que é o Método Pomodoro?
Método Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo e realização de tarefas criado no final dos anos 80 na Itália, pelo estudante universitário Francesco Cirillo. Como muitos outros estudantes, ele buscava uma forma de aumentar o seu desempenho e eficiência de estudos.
O Método Pomodoro consiste em separar o tempo entre a realização de uma tarefa e o tempo de descanso. O tempo de estudo ou trabalho consiste em 25 minutos de foco total (os pomodoros), intercalados com 5 minutos de repouso absoluto. No tempo de dedicação, não se deve haver procrastinação alguma nem minipausas. Enquanto isso, no tempo de repouso, não deve haver trabalho nem alguma tentativa de adiantamento.
Uma segunda regra para o método pomodoro é que após ele ser realizado por 4 vezes em sequência, ele pode começar ser interrompido por intervalos maiores. Isso porque o corpo já está cansado e, no caso de estudos mais densos, a mente começa a funcionar de forma menos otimizada.
Vamos ver algumas dicas para você utilizar o Método Pomodoro da melhor forma?
Como fazer o Método Pomodoro? Dicas do CI para a máxima eficiência
Ok, você se convenceu que este é um método ótimo para a sua dedicação e que vai trazer resultados para o estudo, né? Mas não basta sentar na cadeira de qualquer forma e ir olhando para o relógio da parede, fazendo contas e criando ansiedade.
Isto é, o Método Pomodoro, como criado por Cirillo, tem mais alguns pontos que ajudam a sua eficácia. Veja quais são:
Separe todo o material antecipadamente
Não adianta começar a contar os minutos antes da tarefa para tentar ser esperta, né? Isso só prejudica a você mesma. Separe todo o material antes da sessão de estudo, coloque ao seu alcance e, só então, comece. Ah, tenha perto papéis, canetas e tudo mais que precisar. Se possível, tenha um refil específico para essas sessões.
Tenha um timer
Francesco Cirillo tinha um timer de cozinha em formato de tomate (daí, o nome pomodoro), mas a gente não precisa mais de algo assim, certo? Podemos usar o timer no celular, no computador, no tablet ou onde mais quisermos. Basta configurar para apitar após 25 minutos. Isso evita a ansiedade e a perda de tempo ao olhar para o relógio.
Estude apenas um tema por pomodoro
Nada de ficar variando matérias e temas por pomodoro. Isso causa a perda de tempo para você e reduz a eficiência do seu estudo. Separe um tema ou matéria para cada pomodoro. Se faltar tempo, recomece no próximo pomodoro; se sobrar tempo, aproveite para separar a matéria do próximo esforço.
Combine com outras estratégias de estudo
O Método Pomodoro está mais para uma estratégia de gerenciamento de tempo do que um controle sobre o estudo. Logo, combinando com flashcards, fichas de resumo, leituras dinâmicas, método Cornell, entre outras técnicas, você consegue ter uma eficiência máxima.
Anote o seu progresso
O método envolve uma noção de gerenciamento e controle, logo, isso é fundamental. Separe o seu planner do Caderno Inteligente ou a agenda inteligente e anote o que foi estudado, quantos pomodoros você realizou no dia e, se você quiser, anote também a sua sensação, pois isso pode te ensinar sobre os limites do seu estudo de forma pessoal.
Gostou desse artigo? Quer saber como estudar melhor?
No Blog do Caderno Inteligente, temos diversos artigos com material para quem quer aprender a estudar melhor, seja para o ENEM 2024, para uma prova, para um intercâmbio etc. Temos até um artigo sobre fichas de estudo que podem te ajudar bastante na sua preparação com o Método Pomodoro. São várias dicas especiais e muitos conselhos para todo mundo.