Aposto que você já ouviu falar sobre mapa mental, estamos certos? Ele virou uma pequena moda para estimular a organização e desenvolvimento de pensamentos, ou seja, uma ferramenta para coisas que vão desde o estudo até a criatividade. Contudo, muita gente tem a dúvida sobre como fazer um mapa mental de maneira correta.
E, hoje, o Caderno Inteligente explica para você e dá dicas sobre como fazer mapas mentais de forma rápida, eficiente e que traga retornos, especialmente para quem quer estudar melhor.
Mas antes de começar, separe uma folha em branco (podem ser as folhas lisas do seu CI), lápis, canetas ou qualquer objeto para escrever e uma superfície de apoio. Assim, você começa a entender o que é o mapa mental e a fazê-lo desde o início. Vamos juntos?
O que é Mapa Mental?
Mapa mental é um diagrama para explicar conceitos, auxiliar na organização de ideias e fazer conexões lógicas. Ou seja, é uma representação gráfica no papel ou no PC de um fluxo de ideias que pode ser objetivo ou subjetivo, pode ter um caminho definido ou, simplesmente, ser uma série de ideias concatenadas juntas.
Ele foi difundido pelo psicólogo inglês Tony Buzan, autor de diversos livros sobre o tema, que explicou o mapa mental no modelo de árvore radial. Explicando rapidamente esse modelo: existe um tema central e tópicos associados ao seu redor. O tema central está no meio e como galhos os subtópicos, palavras-chave secundárias e temas secundários estão à sua volta.
A técnica passou a ser popularizada após aparecer em um programa de TV na BBC (emissora britânica) nos anos 70 e ganhou o mundo com a difusão do pensamento de Buzan. Podemos dizer que sem essa divulgação, talvez a gente nem soubesse o que é um mapa mental.
Como fazer um mapa mental?
Bom, existem diversas maneiras de fazer um mapa mental, sendo a mais conhecida a que falamos acima, a árvore radial de Tony Buzan. Aliás, hoje em dia, nem é realmente necessário fazer um mapa mental no papel. Isto é, ele pode ser feito no celular, no computador, no tablet ou onde for possível, mas cá entre nós, é sempre melhor escrever do que digitar nessas horas!
Veja abaixo como fazer um mapa mental:
Separe o material necessário
Papéis, canetas, lápis e o que mais você achar necessário. É importante ter tudo à mão rapidamente para não perder tempo na hora de estudar. Se for preciso, tenha um refil de folhas lisas do Caderno Inteligente novinho para este tipo de estudo.
Escolha e defina o tema
Um mapa mental precisa de um tema principal, certo? Logo, vamos começar daí! Escreva o título no centro e de forma grande para que todo o resto da informação fique ao redor. Por exemplo, podemos pensar sobre História Geral. Vamos escrever bem grande ao centro e vamos para o próximo tópico.
Selecione os subtópicos
Ao redor da palavra principal, é preciso escrever os pontos mais importantes do tema e que precisam ser sempre lembrados/estudados. De preferência, escreva com outras cores para facilitar a leitura.
Por exemplo, se o tema é Geografia, vamos colocar subtópicos como Segunda Guerra, Colonização, Revolução Industrial, Revolução Francesa e outros temas do gênero que você estiver estudando.
Mas é claro que é possível fazer um mapa mental exclusivo e mais detalhado para cada um desses subtemas. Tudo depende de você!
Adicione informações a cada subtópico
Como cada subtópico também precisa de informações, você vai escrever novamente temas relacionados a ele ou características. Novamente, recomendamos partir para cores diferentes. Ah, quase esquecemos: se for preciso, escreva com o papel em outro eixo (na horizontal), pois o espaço é sempre necessário neste estudo!
Se formos pensar nos temas que falamos acima, poderíamos escrever coisas como Nazifascismo e Tratado de Versalhes; Colônias de Povoamento e Colônias de Exploração; Avanço Tecnológico etc. Entendeu a lógica do pensamento?
Enumere a sequência dos grupos de palavras-chave
Após terminar de escrever tópicos e subtópicos, faça a enumeração da sequência de cada nível para ajudar na hora de memorizar as informações de forma seguida. Assim, você se concentra do mais geral para o mais específico, podendo dar prioridade para algum ponto se quiser.
Mas lembre-se é ideal que o mapa mental seja algo simples, feito com poucas palavras e que seja extremamente visual, pois assim ele será lido rapidamente e forçará a memorização. Ou seja, ele deve ser um complemento para outros tipos de estudo, como a prática dos resumos, as anotações em sala e a audição de vídeos e podcasts sobre o tema. Tudo isso vai resultar em um bom resultado final para você nas suas provas ou vestibular.
Gostou desse artigo? Quer saber como estudar melhor?
O CI tem um blog especial com muito conteúdo para quem quer aprender a estudar melhor, temos até um artigo sobre fichas de estudo que podem te ajudar bastante na sua preparação para o ENEM 2024. São várias dicas especiais e muitos conselhos para todo mundo.
A nossa única recomendação é evitar produtos falsificados neste caso, pois eles podem conter traços de substâncias nocivas para o corpo. Prefira adquirir de lojas confiáveis.
Quer descobrir mais presentes para o seu pai? Dá uma passadinha no CI!
Venha conhecer o nosso site e encontre aqui!