Dentre os grandes és o primeiro… assim se prepara para entrar o refrão de um dos mais bonitos hinos brasileiros. Você sabe de quem estamos falando, certo? O São Paulo Futebol Clube, o Soberano! Também conhecido como o Clube da Fé e o Mais Querido (este último apelido dividido com o Flamengo), o SPFC é um dos maiores e mais vencedores times do Brasil, marcando a história do estado, do país e do mundo, sem contar também a da nossa seleção.
Começando desde antes de sua fundação, com o primeiro ídolo do Brasil, Friedenreich, passando pela sua refundação nos anos 30, se confirmando como a melhor equipe do mundo sob Telê Santana e, finalmente, chegando ao ápice com o tricampeonato mundial, continental e brasileiro sob a batuta de personagens como Rogério Ceni e Muricy Ramalho. Este é o São Paulo Futebol Clube.
E todo tricolor sabe muito bem do que vamos falar. É hora de relembrar os mundiais seguidos, o ídolo Raí, o M1to e muito mais. Vamos conhecer as curiosidades sobre o São Paulo Futebol Clube?
Curiosidades sobre o São Paulo Futebol Clube
Quando aconteceu a fundação do São Paulo Futebol Clube?
O São Paulo Futebol Clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930, no mesmo dia em que se comemora a fundação da cidade de São Paulo. A data não foi escolhida por acaso: simboliza a união entre o clube e a metrópole que representa.
Já a origem do clube está ligada a uma fusão entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athletico Paulistano, dois clubes que decidiram unir forças para criar uma nova potência esportiva. Destes clubes, o São Paulo carregou suas cores: o preto da AAP e o vermelho do Paulistano, além do branco de ambos. Por pouco não carregou também o azul claro do São Bento, que também se fundiria, mas desistiu.
O que é o São Paulo da Floresta?
Falando de fundação, precisamos esclarecer: existiram dois São Paulo! Antes do atual São Paulo Futebol Clube, existiu o “São Paulo da Floresta”, que foi fundado em 25 de janeiro de 1930 (data que é comemorada até hoje) e durou até 1935. O nome vinha justamente da sua localização, próxima ao Jardim da Luz, uma região com muitas árvores e vegetação, daí o apelido “Floresta”.
O São Paulo da Floresta enfrentou dificuldades financeiras e acabou se fundindo com o Clube de Regatas Tietê em 1935, levando ao fim do seu departamento de futebol, mas não de sua imensa e apaixonada torcida.
Como foi a refundação do São Paulo?
Como falamos, a fusão do São Paulo da Floresta com o Clube de Regatas Tietê não deu muito certo, levando os torcedores a criarem outros clubes para torcer, como o Clube Atlético Estudantes de São Paulo, o Grêmio Tricolor, o Clube Atlético de São Paulo e o Independente Esporte Clube.
E foi a união entre esses clubes, convocada pelo Grêmio Tricolor, que gerou a assembleia do dia 16 de dezembro de 1935, onde a volta do São Paulo ocorreu, liderada por Porfírio da Paz. Aliás, ele também é o autor do hino do tricolor!
Por que o São Paulo é preto, vermelho e branco?
O escudo do São Paulo é um dos mais icônicos no futebol mundial. As cores vermelho, branco e preto representam, respectivamente, o Club Athletico Paulistano e da Associação Atlética das Palmeiras, que foram fundamentais na formação do clube.
Já o escudo foi criado pelo estilista alemão Walter Ostrich para um concurso, contando com a colaboração de Firmiano Morais Pinto Filho, um dos fundadores do São Paulo.
Quais são os principais ídolos do São Paulo?
O São Paulo Futebol Clube é conhecido pelos seus grandes ídolos, jogadores que marcaram época e conquistaram títulos importantes para o clube. Entre eles, destacam-se alguns, já que seria impossível falar de todos:
Rogério Ceni
O goleiro artilheiro, ícone máximo do clube, famoso por suas cobranças de falta e pênaltis. Ceni é o jogador com o maior número de partidas disputadas e um dos mais vitoriosos da história do São Paulo. E quantos gols fez o Rogério Ceni? 131 em sua conta, 129 na conta da Fifa (as divergências são jogos amistosos).
Raí
Um dos maiores meio-campistas do futebol brasileiro e ídolo da Seleção, Raí foi crucial nas conquistas da Libertadores e do Mundial Interclubes nos anos 90. Ele também é lembrado por seu estilo elegante e sua liderança dentro de campo, sendo um ícone também no seu lado social. A curiosidade é que ele é irmão mais novo de Sócrates, um dos ídolos máximos do rival do SPFC, o Corinthians.
Careca
Falou em gol, falou em um dos maiores atacantes que já vestiu a camisa tricolor, Careca foi artilheiro e campeão brasileiro pelo clube, deixando um legado de gols e grandes atuações. Ainda foi um dos primeiros brasileiros a brilhar intensamente por um clube estrangeiro, o Napoli ao lado de Diego Maradona.
Muricy Ramalho
Ídolo são-paulino, Muricy Ramalho marcou época como técnico, conquistando três Campeonatos Brasileiros consecutivos. Sua garra, amor pelo clube e liderança o tornaram uma lenda viva no São Paulo FC. Ainda brilhou como treinador de outros clubes até se aposentar.
Telê Santana
Telê Santana, símbolo de perfeição tática e futebol-arte, levou o São Paulo ao auge mundial. Seus ensinamentos revolucionaram o clube, garantindo títulos memoráveis e imortalizando seu nome na história tricolor. Foi bicampeão mundial, da Libertadores e ganhou ainda outros títulos.
Quais os principais títulos do São Paulo?
O São Paulo é um dos clubes mais vitoriosos do Brasil e do mundo. Entre suas principais conquistas estão:
- 22 Campeonatos Paulistas
- 1 Torneio Rio-São Paulo: 2001
- 2 Recopas Sulamericanas: 1993 e 1994
- 1 Copa Conmebol: 1994
- 1 Copa Sul-Americana: 2012
- 1 Copa do Brasil: 2023.
- 6 títulos do Campeonato Brasileiro: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.
- 3 Copas Libertadores da América: 1992, 1993 e 2005.
- 3 Mundiais Interclubes: 1992, 1993 e 2005.
- 1 Supercopa da Libertadores: 1993
Estádio do Morumbi: Conheça a história
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, é a casa do São Paulo Futebol Clube. Inaugurado em 2 de outubro de 1960, o estádio é um dos maiores e mais tradicionais do Brasil, com capacidade para mais de 66 mil espectadores atualmente, mas no início, ele chegou a suportar mais de 100 mil torcedores e teve um projeto para chegar a mais de 150 mil.
O estádio demorou 16 anos para ficar pronto e foi uma obra bem complexa. Aliás, sabia que o Morumbi não é o primeiro estádio do São Paulo? O primeiro, na verdade, foi o Velódromo de São Paulo ou Estádio da Floresta. E não, o São Paulo não construiu o Canindé (estádio da Portuguesa), apesar de ter sido dono do terreno por um período de tempo.
O Caderno que todo São Paulino vai se apaixonar!
E se o Tricolor é um dos grandes, não poderia ficar sem um Caderno Oficial do São Paulo, né? Nas suas cores favoritas, criado exclusivamente para a apaixonada torcida são paulina: chegou o CI São Paulo Soberano. Disponível na edição tricolor e na branca, pois todo São Paulino sabe que os dois mantos têm o seu valor para os títulos do Maior dos Grandes.
Com capa exclusiva nas cores características do time e discos pretos e elástico branco, ele é versátil e muito prático para qualquer necessidade de um são paulino nato.
A nossa edição especial ainda vem também com selo oficial, folha de adesivos, folhas exclusivas com hino, biografia e escalação, divisórias nas cores do tricolor e folhas pautadas personalizadas oficiais do clube! E você pode escolher ainda mais refis do São Paulo para ter sempre que precisar ou para usar em outros cadernos e mostrar a sua paixão pelo Tricolor Paulista.
Disponível no tamanho Grande, ele vem com:
- Capa e contracapa rígidas;
- 01 bolsa plástica;
- 01 folha de instrução de uso e manuseio, com refis e acessórios da marca disponíveis no verso;
- 01 folha de identificação com calendário no verso;
- 01 folha de adesivos personalizado do time;
- 04 divisórias com abas para identificação (02 vermelhas e 02 brancas);
- 80 folhas offset 90g (60 Folhas Pautadas com logo do time e 20 folhas lisas brancas para impressão)
Quer ter o seu caderno do São Paulo? Acesse agora mesmo o nosso site e escolha a sua versão!
Leia mais sobre o Caderno Inteligente no nosso blog.