Como anda a sua rotina de estudos? Está tudo em dia ou você ainda precisa se preparar neste segundo semestre? Seja qual for o caso, é importante ficar beeem atenta à rotina de estudos. Ela pode fazer a diferença no seu aprendizado e na hora de enfrentar provas complicadas, seja na escola, no vestibular ou na faculdade.
E quando falamos de rotina de estudos, estamos falando exatamente no que você está pensando: um planejamento ou programação para o aprendizado e revisão de matérias ao longo das semanas e meses. Isso garante um menor esquecimento (lembra da curva de esquecimento?) e uma preparação melhor para qualquer situação.
Hoje, o Caderno Inteligente te ajuda a montar a sua rotina de estudos e ainda traz alguns métodos que podem dar muito certo. E é claro te contamos como o seu #BFF pode te ajudar nessa hora tão importante.
Vamos ver o que devemos fazer?
Como montar uma rotina de estudos?
O primeiro passo é saber o que é possível fazer no tempo que você tem, certo? Então o passo zero – vamos dizer assim – é ter o seu horário definido e pronto para ser analisado. Se possível, imprima ou anote no seu caderno, agenda ou planner para sempre consultar.
A partir daí, temos algumas opções do que fazer, e quem vai ditar a organização é você mesma. Por exemplo, tem quem goste de estudar logo que chega em casa, mas tem outras pessoas que preferem ter um tempo de relaxamento para a cabeça. Vai da sua personalidade.
Alguns pontos, são inegociáveis, como:
- Estudar todos os dias por um período que não seja excessivo;
- Variar as matérias ao longo da semana;
- Revisar conteúdos antigos;
- Fazer pausas;
- Escrever à mão de forma constante;
- Ler com atenção e grifar pontos importantes.
Agora, vamos ver algumas dicas sobre como montar uma rotina de estudos:
Priorize estudar durante a semana
Parece um ponto bobo, mas vamos ser sinceros: o final de semana tem um charme irresistível para o lazer. Logo, é difícil se concentrar sempre e pode haver finais de semana com coisas importantes, que te levem para longe do seu #bff e livros. Separe um tempo aos sábados e domingos, sim, mas espalhe o principal durante a semana.
Espalhe os estudos pela semana
Você não precisa estudar todos os dias pelo mesmo período. É possível estudar 1h em um dia, 2h no outro, 1h30 num terceiro. O importante é manter a frequência e constância para ter resultados no aprendizado da matéria. Não tenha medo se um dia não for possível estudar, pois é possível recuperar nos outros.
Estude mais de uma matéria por dia
Essa coisa de ficar em um só conteúdo por um longo tempo não é positiva para o seu aprendizado, hein? Na realidade, recomendamos que você tente estudar sempre duas matérias por dia, nem que seja uma revisão rápida de uma e o maior tempo de outra.
Tente incluir simulados e provas no seu estudo
Separe as questões, o seu Caderno Inteligente ou as suas folhas pautadas do refil do CI e canetas! Faça provas e questões sempre, pois é assim que se aprende a lidar com provas. Se quiser, separe um tempo para isso diariamente, organizando em vários blocos de estudo o seu tempo.
Mantenha suas metas e progresso no planner
O planner vai ser o seu maior aliado na sua rotina de estudos, sabia? Ele vai te possibilitar ver o que precisa ser estudado, a separação de matérias por dia, o objetivo para o mês, para a semana e também o objetivo final. E mais do que isso, você vai poder ir anotando o que foi feito ou não para ir “recalculando” a sua rota ao longo do tempo.
Lembre-se de sempre anotar nele, não importa o que houver para não perder os dias e saber o que ainda precisa ser conquistado. Ele pode ser um aliado naqueles dias mais corridos que precisam de objetividade. Conte muito com ele!
Separe um tempo para descansar
Essa aqui é para você anotar no seu planner também, viu? A rotina precisa ser planejada com momentos para o descanso. Sem eles, o cérebro não absorve todo o conteúdo e nada dá certo. Priorize momentos de relaxamento intervalados e também após as sessões de estudo. Nada de querer estudar ainda mais, hein?
Métodos de estudo para a sua rotina
Separamos aqui alguns métodos de estudo que podem te ajudar a estudar melhor ao longo dos dias com o seu Caderno Inteligente. Vamos descobrir quais são?
Método Cornell:
Este método é bem interessante e tem uma alta chance de dar certo. Divida a página em três seções: notas, palavras-chave/perguntas e resumo. Durante a aula, escreva notas na área maior. Depois, adicione palavras-chave ou perguntas na coluna da esquerda. Por fim, resuma tudo na parte inferior. Essa última parte é o que você faz em casa na sua rotina de estudos!
Método Robinson:
Menos conhecido, o Método Robinson também é chamado de SQ3R e envolve cinco passos: Survey (examinar), Question (perguntar), Read (ler), Recite (recitar) e Review (revisar). Esse método ajuda a compreender e reter melhor as informações.
Método Pomodoro:
O mais famoso de todos, ele é um método de divisão de tempo e não de estudo. Separe o tempo de estudo em blocos de 25 minutos, chamados “Pomodoros”, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Após quatro “Pomodoros”, faça uma pausa mais longa de 15-30 minutos.
Método Leitner:
Outro pouco conhecido, o Leitner usa cartões de memorização e um sistema de caixas. Coloque cartões nas caixas com base na facilidade de lembrar a informação. Revise os cartões com mais frequência nas caixas iniciais e menos frequentemente nas caixas posteriores.
Esses métodos são eficazes para diferentes estilos de aprendizado e ajudam a melhorar a retenção e a organização das informações.
Gostou desse artigo? Quer saber como estudar melhor?
O CI tem um blog especial com muito conteúdo para quem quer aprender a estudar melhor para o ENEM, para provas e muito mais! Veja aqui várias dicas especiais e muitos conselhos para todo mundo no Youtube oficial do Caderno Inteligente sobre o ENEM: https://youtu.be/_G7diQUbBlo?si=mCqlrrYg-1b9g4hY
Ou, então, clique aqui e confira agora mesmo no blog CI outras dicas incríveis sobre estudos, organização e produtividade.