Durante o semestre é comum ter pedidos de trabalho para entregar, seja na escola em disciplinas de humanas ou até mesmo na faculdade nos trabalhos semestrais e no temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). E o que eles têm em comum? Uma capa de trabalho, que precisa estar perfeita! E não é só a capa de trabalho de artes que tem que ser bonita, o mesmo vale para a capa de trabalho de história, capa de trabalho de português e até de educação física. Isso tudo tem motivo já que, mesmo que a gente não queira, às vezes, julgamos o conteúdo pela capa, sim.
Isto é, a capa é a primeira coisa que seu professor ou professora vê em seu trabalho, por isso ela precisa estar bem escrita, simples, direta e seguindo as regras e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Nunca ouviu falar nisso ou acha difícil entender? Segue com a gente aqui que explicamos!

Como fazer uma capa de trabalho perfeita?
Muitas instituições de ensino exigem que trabalhos acadêmicos, como monografias, sigam os padrões da ABNT na capa e no restante do trabalho. Mas vamos por partes aqui, afinal, não faltam ideias para capas de trabalho, assim como também não faltam ideias para títulos.
Primeiro, é muito mais comum realizar essas atividades pelo computador em um documento digital, mas nada te impede de anotar e de treinar nas folhas físicas do caderno.
Entendendo como montar a capa vai ficar mais prático reproduzir quando chegar o momento de entregar o trabalho. Alguns pontos são importantes e devem seguir as regras da ABNT, como:
- Margens e espaçamentos
Do lado direito e da parte superior deve-se ter uma margem de 3 cm. Já na parte inferior e do lado direito são 2 cm de margem. As margens seguem essas recomendações nas demais páginas.
Centralizado na página, e com o espaçamento da margem, escreva o nome da instituição e nome do curso pule três linhas (ou três espaços) e escreva o seu nome. Com cerca de 16 linhas (ou 16 espaços), coloque o título e subtítulo. Pule cerca de 20 espaços (ou 20 linhas) e finalize com o a localização e ano.
- Nomes
Os nomes da capa são o da instituição de ensino, ou seja sua escolha, colégio ou faculdade. O nome e/ou tipo de curso que está fazendo, por exemplo Ensino Médio ou Graduação em Comunicação Social. E por fim, logo abaixo dessas informações e respeitando o espaçamento que citamos acima, o seu nome completo – se for muito comprido, vale abreviar os nomes do meio.
- Formatação
Para todas as partes da capa, deve-se usar formatação centralizada na fonte Times New Roman ou Arial no tamanho 12. Inclusive, a fonte e tamanho deve seguir nas demais páginas do projeto. O nome da instituição, do curso e título do trabalho devem estar em negrito e com as letras em maiúsculo. O seu nome também deve estar em maiúsculo, mas não em negrito. Já a localização, ano e o subtítulo do trabalho devem estar com a inicial em maiúsculo e não em negrito.
- Título e subtítulo
É o título do seu trabalho com o subtítulo, se houver.
- Localização e ano
É a cidade em que está estudando e o ano de conclusão do trabalho que será entregue.

Fonte: Infográficos – Gazeta do Povo
Além da capa tem a folha de rosto ou contracapa, que vem logo após a capa e é uma página importante e que devem seguir as regras da ABNT igualmente. Nela, são obrigatórios alguns elementos, que já foram colocados na capa, ma que devem constar nessa parte com mais alguns detalhes:
- nome do aluno;
- título do trabalho;
- subtítulo do trabalho;
- nome do curso e objetivo do trabalho;
- nome do orientador do trabalho;
- cidade onde o trabalho foi desenvolvido;
- ano de realização do trabalho.
A formatação de cada trecho deve seguir a mesma regra da capa.
Ideias para capas de trabalho
Agora, você já sabe o que precisa constar na sua capa de trabalho, certo? Mas isso não é todo o trabalho, já que também é possível inserir componentes artísticos e deixar a capa muito mais agradável. É claro que isso vale mais para trabalhos escolares, trabalhos de artes, do que para um trabalho de faculdade ou um TCC. Neste último caso, evite inventar muito! A maioria das faculdade fornece um padrão que deve ser seguido.
Já para quem está fazendo um trabalho de história, de ciências ou de português no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, existem algumas ideias que podem fazer sucesso, como utilizar o Lettering.
Lettering

Lettering é uma forma de arte onde cada letra ou palavra funciona como uma ilustração, criada como parte de uma composição e que ajuda a expressar uma ideia ou emoção além da escrita. Ou seja, é como um desenho, mas que também transmite um sentido direto literário. Ao combinar letras com outros elementos decorativos, é um produzido um efeito no resultado final que dá um tom criativo e imaginativo. No lettering, você pode combinar os mais diversos estilos, fontes, elementos e decorações para criar uma peça única e cheia de significado.
E é possível misturar cores e calibres para explorar ainda mais a criatividade na capa. Mas se você estiver pensando em lettering para suas ideias de título para caderno, dentro das folhas mesmo, cuidado com cores e muitas variações. O espaço conta muito nessas horas.
Inserção de imagens e desenhos
Seja imprimindo direto na sua folha sem pauta de caderno inteligente ou apostando em colagens, colocar desenhos e ilustrações, além de fotos, pode ser a chance de criar uma capa de caderno bastante rica e que chame a atenção dos professores e avaliadores. Mas é preciso cuidado, hein? As capas são importantes, mas o conteúdo do trabalho é ainda mais. E mais do que isso: as capas não podem prejudicar o lado interno do seu trabalho.
Opte por impressões e técnica de scrapbook para tornar a capa bonita sem exagerar. Permita-se também testar diferentes colagens para criar um efeito agradável.
E lembre-se: existem 3 coisas que não podem faltar na hora de fazer a capa de trabalho perfeita para você:
- Criatividade;
- Canetas, lápis, tesouras e cola;
- E muitas folhas sem pauta do Caderno Inteligente!
Quer saber mais dicas de estudos, trabalhos e organização? Então siga em nosso blog para ler mais e não esqueça de conhecer nossos produtos no site.