Qual o melhor método de estudo para um estudante que queira aprender melhor e preparar os seus conhecimentos? Se você respondeu “o resumo”, acertou! A prática de condensar um conteúdo nas suas partes principais e colocar em uma folha é fundamental para um bom estudo. E justamente por isso que, hoje, o nosso é tema é como fazer um resumo para estudar melhor.
Entre fichas pautadas, to do lists, folhas lisas, folhas quadriculadas e quaisquer outros refis, o resumo brilha como um método de estudo para quem quer realmente se dar bem na hora das avaliações. Afinal, não basta apenas ler um conteúdo ou fazer exercícios, é preciso compreender e reescrever!
Vamos trazer algumas dicas e mostrar métodos de resumo que, com certeza, vão ajudar você na hora de estudar para a prova ou até mesmo para o ENEM 2024. Vamos ver como fazer um resumo de forma eficiente?
Como fazer um resumo eficiente para te ajudar na hora de estudar?
Não existe nada mais importante na hora do estudo do que garantir que você realmente aprendeu a matéria. Já falamos aqui sobre como as fichas de estudo podem ajudar e também sobre o Método Cornell, mas é preciso também partir do básico: fixar o aprendizado. E como fazer isso? Fazendo resumos bons, concisos e diretos!
Aliás, falando sobre fixar o aprendizado, é fundamental que você esteja preparado para a nossa dica número #0: É preciso escrever à mão! Sim, por mais que seja mais fácil digitar, o hábito de escrever à mão é muito superior para o aprendizado. Como já falamos no blog, escrever à mão trabalha a criatividade, ajuda a reter o conhecimento e te ajudar a medir o progresso em uma matéria. Não deixe nunca de anotar com lápis e caneta nas suas folhas!
Vamos às dicas do Caderno Inteligente sobre como fazer um resumo de estudo eficiente:
Faça anotações em sala
Ainda antes de começar a fazer os seus resumos, é preciso estar com a matéria em dia, né? Então nada melhor do que ir anotando tudo que for relevante em sala e também as falas mais importantes dos professores. Apenas recomendamos ter um pouco de calma, pois entre prestar atenção e anotar, prefira sempre o primeiro!
Passe a limpo as anotações
Pode ser para uma ficha pautada, pode ser para uma folha lisa, pode ser para a folha que você já tem, o importante é tirar um tempo para passar a limpo as informações. Esse é o grande segredo de um resumo bom. Isto é, ele precisa ser feito com calma, pegando cada informação relevante e colocando de forma hierárquica dentro das páginas.
Marque os seus livros
Muita gente não gosta, mas é preciso ir sublinhando, iluminado e grifando pontos relevantes nos livros para depois passar para as fichas de estudo ou para as folhas pautadas. Assim, quando for a hora de reler o conteúdo, você não precisa ler tudo sempre e vai apenas reescrever o que for importante para o seu estudo.
Tenha um planejamento de revisões
Você vai esquecer as matérias aos poucos. É normal (chamamos de Curva de Esquecimento este fato)! Porém, a cada leitura ou revisão, você vai reter mais e mais matéria. Então é preciso ir revisando aos poucos os conteúdos, de maneira constante e programada.
Para isso, sugerimos colocar em prática uma To-do List (como essa lista da Luluca) que pode ser inserida no seu caderno para você saber a ordem das revisões das matérias ou temas específicos, ajudando na hora de revisar com frequência.
Faça explicações sobre o conteúdo
Uma das melhores formas de mostrar o aprendizado sobre um conteúdo é aprender como explicá-lo. Como muito provavelmente não será possível dar uma aula ou explicação a um amigo, você pode praticar isso no seu próprio caderno.
Na hora de passar a limpo a revisão, tente explicar em tópicos ou qualquer outro formato o conteúdo que está sendo trabalhado. Assim, você fará o processo de absorver e sintetizar aquele conteúdo quase sem esforço!
Aplique o método pomodoro
Esse é o famoso método de estudos desenvolvido por Francesco Cirillo e que consiste em momentos de trabalho e momentos de pausa. Inicialmente, o trabalho deveria ser de 25 minutos, intervalados com 5 minutos de descanso. Isso possibilita sprints de esforço seguidos por momento mais tranquilos.
Mas podemos adaptar: você pode estudar por 50 minutos, revisando o conteúdo, e descansar por 10 minutos. Em seguida, passar para outra matéria e repetir o processo.
Porém, deixamos um alerta: não adianta tentar estudar tudo no mesmo dia! A partir de 2h a 3h de estudo, a sua mente já tem mais dificuldades de absorver a matéria e pode não ser produtivo, mesmo com o método pomodoro sendo aplicado.
Gostou desse artigo? Quer saber como estudar melhor?
O CI tem um blog especial com muito conteúdo para quem quer aprender a estudar melhor. São várias dicas especiais e muito conselho para todo mundo.
Então, clique aqui e confira agora mesmo no blog CI outras dicas incríveis sobre estudos, organização e produtividade.