Ansiedade, tristeza, preocupação: tudo isso é bem normal na nossa vida, especialmente em momentos muito marcantes ou especiais. Aquela ansiedade antes da prova, ou antes, do ENEM sempre tem. Mas nem sempre essas situações são normais, ou melhor, nem sempre sentimos elas de uma maneira que seja legal para a gente. Por isso, é preciso falar mais sobre a saúde mental.
Aliás, é importante falarmos sobre isso porque estamos nos aproximando do Setembro Amarelo, campanha de prevenção que visa conscientizar sobre a Saúde Mental e os riscos que a perda dela pode trazer para a nossa vida.
Mais do que isso, também devemos ressaltar que nada disso é frescura e ninguém tem que vivenciar isso tudo sozinho. É fundamental que dividamos as nossas questões com outras pessoas e também contemos com profissionais de saúde mental.
Vamos falar mais sobre a saúde mental?
Qual é a importância da saúde mental?
Para quem nunca ouviu falar no tema ou tem muitas dúvidas, saiba que saúde mental é um sinônimo de bem-estar ou qualidade de vida mental. Isto é, é como nos sentimos em todos os aspectos da vida, incluindo se temos alguma doença que afeta a nossa mente, como a depressão.
E por conta da importância da mente para a vida, a saúde mental é um ponto que não pode mais ser ignorado ou colocado para depois. Sem uma boa saúde mental, não conseguimos estudar, fazer provas, trabalhar e nem mesmo aproveitar o nosso lazer. Ou seja, a saúde mental importa muito!
E quando falamos da importância da saúde mental, devemos citar quem está se preparando para o vestibular e para o ENEM, pois as pessoas estão em um estado de grande pressão e precisam de todo apoio, caso contrário, não conseguirão desempenhar bem em suas provas e terão resultados ruins.
Resumindo, saúde mental é o mesmo que o nosso bem-estar. Sem ela em dia, estamos com muitos problemas até para a hora de fazer provas.
Como cuidar da saúde mental?
Se importa tanto a saúde mental, como conseguir cuidar dela enquanto a vida é tão corrida e temos que nos preparar para provas, vestibular, com diversos trabalhos e muito mais? Bom, primeiramente, precisamos tirar um tempinho, sim, para diversas questões de saúde, afinal, se fosse um braço quebrado, você não diria que precisa estudar ao invés de ir ao médico, né?
Então se preocupe com isso e divulgue essa mensagem para que mais pessoas coloquem a saúde mental em primeiro lugar.
Separe um espaço para o lazer diária e semanalmente
Sim, o lazer é fundamental para cuidar da saúde mental! Ninguém vive só de estudos, aulas e coisas do gênero. É preciso ter um espacinho para curtir a si mesma, ler, ver filmes, curtir com amigas e tudo o que faz a gente ser o que nós somos mesmo.
Pratique Exercícios Físicos ao longo da semana
Mexer o corpo é uma ótima maneira de aliviar o estresse e melhorar o humor. Uma corridinha no parque ou uma aula de dança pode fazer milagres pela sua mente e isso é científico!
Durma bem e por um booom tempo
Nada de virar a noite estudando! Dormir bem ajuda a fixar o que você aprendeu e deixa sua mente descansada para o dia seguinte, além de ser algo já comprovado como fator de cuidado com a mente. Descanse já e descanse sempre, ok?
Estude sem pressão com um planejamento para o seu estudo
Faça um cronograma de estudos realista, com pausas para descanso, e com muitos dias para ver todas as matérias. Nada de querer estudar seis meses de conteúdo em uma semana só. Caso contrário, você vai ficar sobrecarregada e pode lidar com um burnout na pior hora, especialmente se você pensa em fazer o ENEM.
Procure ajuda com profissionais de saúde mental
Psicólogos e terapeutas são muuuito importantes e não é algo para quem já está doente apenas. É preciso se preocupar com essa questão desde antes. Se possível, procure ter uma consulta semanal para falar sobre seus sentimentos e sobre o que está passando. Isso pode fazer uma grande diferença!
Conte com um diário
Diários são uma ótima oportunidade de deixar os seus sentimentos saírem e de estimular a si mesma. Ali, você pode escrever tudo que quiser e deixar tudo de si, sem a preocupação com julgamentos ou com opiniões de outros. Então experimente ter um caderninho para o diário, como os modelos menores (A5) do Caderno Inteligente.
Cuidado com a pressão para o Vestibular
O vestibular é importante, mas a sua saúde mental vem em primeiro lugar. Com equilíbrio e dedicação, você consegue chegar lá sem enlouquecer no caminho. Não vale a pena se desgastar por uma prova, ainda mais uma que acontece todos os anos!
Cuide-se sempre e conte com a gente
Esperamos que essas dicas te ajudem a encarar o vestibular de uma forma mais leve e tranquila. Se precisar de mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog. Ah, e siga a gente no Insta para mais novidades e dicas incríveis!
Beijão e bons estudos!