“Quando surge o alviverde imponente. No gramado em que a luta o aguarda…” Chega a arrepiar o braço quando a gente ouve o hino do Verdão, não é mesmo? Ainda mais quando lembramos de todas as conquistas dos diversos times que marcaram história no futebol brasileiro. Por isso, neste artigo, vamos falar mais sobre as curiosidades do Palmeiras.
O clube tricampeão da Libertadores da América, comandado pelo técnico português Abel Ferreira, ou o time de São Marcos, tanto faz a época da história, nós temos uma certeza: o Palmeiras sempre figurou em uma posição de destaque, fazendo disputas incríveis com o Corinthians, São Paulo, Flamengo, Santos, Fluminense, entre diversos outros clubes brasileiros e estrangeiros.
Seja no atual “alçapão” do futebol brasileiro, o Allianz Parque, ou no saudoso Palestra Itália, tem muito a ser contado sobre a história do Palmeiras, então antes de entrarmos nessa seção, vamos deixar aqui uma escalação que faz sorrir de emoção os mais fanáticos palmeirenses:
Marcos; Arce (Evair), Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Zinho e Alex (Euller); Paulo Nunes e Oséas. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Lembrou o que esse time ganhou e quando? Se você é uma palmeirense ou um palmeirense mais novo, vamos dar uma dica: eles foram os primeiros a conquistar um título muito importante para o Verdão. Já sabe o que é?
Agora, é hora de falar mais sobre o nosso Verdão. Vamos ver as principais curiosidades do Palmeiras.
Curiosidades do Palmeiras: Veja mais
A Sociedade Esportiva Palmeiras, um dos clubes mais antigos ainda em atividade no Brasil, foi fundada em 26 de agosto de 1914, ainda com o seu primeiro nome, Palestra Itália. Pelo nome (e se você conhece pelo menos um pouquinho do time atual), dá para saber que é o clube da colônia italiana de São Paulo e também do Brasil.
Mas essa paixão extravasou os limites e, hoje em dia, tem palmeirense em todo o país, descendente de italiano ou não. O importante é amar o Verdão.
Como o Palmeiras foi fundado?
Como muitos dos clubes naquela época, dentro e fora do Brasil, o Palmeiras foi fundado por moradores de um bairro específico, – neste caso, o Brás – que também eram trabalhadores de uma fábrica, as Indústrias Matarazzo. A vontade de fundar um clube vem da excursão ao Brasil dos clubes italianos Torino e Pro-Vercelli.
Luigi Cervo, Luigi Marzo, Ezequiel Simone e o jovem jornalista Vincenzo Ragognetti são alguns dos principais nomes nessa fundação do Palestra Itália. Aliás, Vincenzo também é quem publicou um convite aos interessados na fundação de uma agremiação esportiva que representasse os italianos.
Qual a data de fundação do Palmeiras?
A data para a fundação seria o 19 de agosto, contudo, por desacordos foi necessário ter mais uma reunião. E foi nela, no dia 26 de agosto de 1914, que o Palmeiras foi fundado, em um local que, agora, é a Praça da Sé.
Por que a mudança de Palestra Itália para Palmeiras?
Getúlio Vargas – então, o ditador brasileiro no Estado Novo – proibiu referências, ligações e tudo mais que tivesse contato com os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista, a Itália Fascista e o Império do Japão. Isso colocou em risco todos os empreendimentos, associações e pessoas que fossem descendentes ou de colônias de imigrantes desses países.
O Palestra Itália precisou, então, mudar de nome também. Inicialmente, virou Palestra São Paulo, mas foi considerado que Palestra também seria um nome italiano, logo, era preciso mais mudança.
Por que o nome Palmeiras?
No início do futebol no Brasil, no século XX, diversas equipes competiram e se tornaram times fortes e conhecidos. Entre eles, se destacam o Paulistano, São Paulo Athletic Club, o São Bento, Germânia, S.C. Internacional, Corinthians, A.A. das Palmeiras, entre outros. Porém, ao contrário do que aconteceu no Rio, muitos clubes decidiram não se profissionalizar ou passaram por problemas internos e fundiram-se para formar terceiros. Em último caso, muitos clubes simplesmente fecharam seus departamentos.
Mas notou o nome Palmeiras ali em cima? É daí que vem o nome da Sociedade Esportiva Palmeiras. Como a Associação Atlética das Palmeiras já havia encerrado seu departamento de futebol há algum tempo, os dirigentes do Palestra Itália decidiram homenageá-la com o nome, afinal, era um clube tradicional e com jogadores que também jogaram no Palestra.
O Palmeiras ajudou no combate da Gripe Espanhola
Durante a epidemia de 1918, a sede e instalações do Palmeiras na Rua Líbero Badaró viraram um hospital da Cruz Vermelha para combater a Gripe Espanhola. A boa ação gerou um apoio popular ao clube e uma pressão para sua volta à principal associação desportiva, de onde havia se retirado.
Qual é o estádio do Palmeiras?
Atualmente, o Palmeiras joga no Allianz Parque, arena multiuso inaugurada em 2014 e que recebe shows diversos em São Paulo. A construção substitui o lendário estádio Palestra Itália e conta com 42 mil lugares, anfiteatro, centro de convenções, estacionamento e muito mais.
O estádio fica no mesmo local do Palestra Itália, conhecido também pelo Parque Antarctica, que foi um campo e espaço de confraternização ao ar livre criado pela companhia de mesmo nome, posteriormente vendido ao, então, Palestra Itália em 1920. As primeiras construções do estádio Palestra Italia foram inauguradas em 1933, sendo um dos estádios mais modernos do país ao lado de São Januário, no Rio de Janeiro.
Quem é o maior ídolo do Palmeiras?
O Palmeiras é um dos poucos clubes no mundo que pode se orgulhar de dizer que essa pergunta tem várias respostas, não porque faltem grandes feitos de jogadores, mas porque são tantos gigantes em sua história que chega a ser difícil destacar um só.
O primeiro da lista poderia ser Ademir da Guia, filho do inesquecível zagueiro Domingos da Guia. Criado no Bangu, do Rio de Janeiro, o Divino jogou no Palmeiras por 16 anos, enfileirando Campeonatos Paulistas e Campeonatos Brasileiros. Isso tudo na mesma época que um tal de Pelé comandava o Santos. Incrível, né?
Para os mais novos, talvez o maior ídolo seja Dudu, ponta-direita que mudou o patamar recente do time. A estrela ganhou incríveis 11 títulos desde a sua chegada em 2015, além de ser um grandíssimo representante da disposição de jogar no Verdão.
A terceira menção válida é aquele que virou ídolo até de outras torcidas: Marcos. O goleiro pentacampeão pelo Brasil é uma das figuras mais folclóricas e fascinantes do Brasil. Pelo Verdão, foi o primeiro “libertador da América”, ganhou Brasileirões, Paulistas e ainda fez parte dos times que tiraram o time da Segunda Divisão. O apelido São Marcos nunca foi à toa: ele ainda defendeu um pênalti contra o maior rival em plena disputa de pênaltis na Libertadores de 2000.
Afinal, o Palmeiras tem mundial?
Uma das provocações mais antigas ao Palmeiras, por ser o único clube de São Paulo sem um mundial organizado pela FIFA ou pela Conmebol, não faz muito sentido há alguns bons anos. Isso porque a Copa Rio de 1951 já ganhou o status de mundial aos olhos da Fifa, mesmo que a entidade tenha sido apenas supervisora da competição naquela época.
Situação semelhante vive o Fluminense, ganhador do torneio de mesmo nome no ano de 1952. Ambos são campeões mundiais, ainda que o torneio não tenha sido organizado pela entidade máxima do futebol. E vamos combinar: brasileiros serem os primeiros campeões mundiais de clubes é um orgulho e tanto, né?
Quais são os títulos do Palmeiras?
São muitos, mas deixa a gente listar para você:
• 1 Mundial – Copa Rio: 1951;
• 3 Libertadores da América: 1999, 2020 e 2021;
• 12 Campeonatos Brasileiros: Taça Brasil: 1960, 1967, 1967; Brasileirão 1969 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023;
• 2 Campeonatos Brasileiros da Série B: 2003 e 2013;
• 4 Copas do Brasil: 1998, 2012, 2015 e 2020;
• 1 Copa dos Campeões: 2000;
• 1 Supercopa do Brasil: 2023;
• 25 Campeonatos Paulistas;
• 5 Torneios Rio-São Paulo: 1933, 1951, 1965, 1993 e 2000.
Conheça o Caderno Inteligente do Palmeiras
O Caderno do Palmeiras Oficial chegou ao CI! Conheça o acessório que nenhum palestrino pode deixar de lado:
Todos os cadernos acompanham discos e elásticos brancos e verdes (nada de usar cor do rival, hein?), folha de adesivos do Porco, folha com hino, biografia e espaço para você anotar a escalação.
Quer ter o seu caderno do Verdão? Acesse agora mesmo o nosso site e escolha a sua versão!