Você sabe o que é lettering? Esse recurso gráfico está muito na moda e ele deixa o caderno simplesmente ✨ maravilhoso ✨!
E se pensou que lettering é igual a caligrafia, pensou errado. O lettering é a arte de desenhar letras, como dissemos, é um recurso gráfico das letras em que você tem mais autonomia para criar a partir dela.
Para entender e fazer o lettering é preciso saber caligrafia e entender sobre os diferentes tipos de letras, como as serifadas, não serifadas, cursivas, blocadas entre outras.
Quer aprender como fazer lettering e deixar seus títulos mais bonitos no CI? Siga com a gente!
Por onde começar?
Separe os materiais básicos para começar seu lettering. Antes de escolher as cores das canetas brushes (aquelas de ponta pincel), separe um lápis ou lapiseira, borracha e caderno. Quanto melhor a qualidade dos materiais, mais confortável será sua experiência.
Antes de encostar a grafite no papel, faça alongamentos nas mãos e punhos para não sentir dores. Fazer pausas para se alongar também é importante para manter a saúde e conforto em dia e conseguir praticar mais vezes!
Feito isso, é o momento para destravar a sua mão. Como assim? Faça movimentos circulares, minhoquinhas, molinhas, apenas para repetir os movimentos que costuma fazer quando está escrevendo, mas de maneira fluída para treinar a mão. Isso ajuda a criar uma memória muscular que é ideal na hora de desenhar as letras.
Os tipos de letras
Existem diversos tipos de letras e muito mais que você pode criar a partir desses. Você já deve conhecer alguns, mesmo que não saiba os nomes. A letra desse blog, por exemplo, é uma sem serifa, ou seja, não tem aquela “perninha” nas terminações de cada letra, como a fonte famosa Times New Roman. Essa fonte é chamada de serifada, justamente por ter essa “perninha”, que é conhecida como serifa, nas terminações das letras.
Quando está fora do computador e celular, você deve utilizar uma letra cursiva ou em bastão. Esses estilos aprendemos quando começamos a escrever à mão e vamos aperfeiçoando com o tempo, por isso o treino é importante, pois com ele você consegue melhorar a sua letra do dia a dia e ainda produzir os diversos tipos de letras.
Também tem as letras blocadas que parecem blocos mesmo. Essas letras dão maiores possibilidades para os desenhos, justamente por serem mais grossas. Você pode fazer quadradas, como blocos de construção mesmo ou arredondar e fazerem parecer um balão de festa.
Cada tipo de letra remete uma sensação, por isso é interessante conhecê-las para saber quando utilizar. Se quiser passar mais seriedade, uma letra serifada é uma boa escolha, enquanto uma letra cursiva deixa tudo mais intimista e próximo. Você escolhe a sensação que quer transmitir com o tipo de letra que vai usar em seu lettering!
Fazendo seu primeiro lettering
Agora que você entendeu os tipos de letras que existem, você pode utilizar todas e estilizá-las formando o seu primeiro lettering! Dê asas à sua imaginação e misture os tipos de letras com desenhos, cores, diferentes pontas de caneta, grafites, enfim…você sabe que não há limites para a imaginação em um papel em branco. 😍
Imagine uma frase ou um trecho de música, por exemplo: “Dê asas à sua imaginação”. Você pode desenhar cada uma dessas letras focando em algumas palavras e desenhando as letras e outros elementos gráficos em volta. Dá para desenhar asas em volta da palavra, fazer um fundo azul como se a frase estivesse no céu e desenhar a palavra “imaginação” em letras blocadas e deixá-la bem colorida.
Se seguir com a nossa ideia, não esqueça de nos marcar nas redes sociais mostrando a sua arte!
Caprichando na caligrafia
Bom, nem sempre caberá um desenho ou um lettering bem elaborado no dia a dia com as aulas, né? Separar um tempo para customizar a capa da sua disciplina favorita é uma excelente ideia, mas no dia a dia mesmo, vale fazer uma caligrafia bem caprichada.
Se você chegou aqui seguindo as nossas dicas, já deve ter memória muscular e treinado bastante para fazer caligrafias firmes usando o lettering ou o faux lettering (ou falso lettering).
Quer um segredinho? Só entre a gente? Para fazer aquele efeito de fino e grosso com a caneta brush ou pincel, o certo é subir fino e descer grosso. Calma, a gente explica, usando menos pressão na caneta, você fará o movimento para subir nela, é a parte fininha da letra, como a primeira perninha do “A” maiúsculo. Na hora de descer grosso é só fazer mais pressão na ponta da caneta, como na segunda perninha do mesmo “A” maiúsculo, como no exemplo abaixo.
Os queridinhos que te ajudam a treinar!
A folha pontada é a queridinha número 1 de quem faz lettering, pois com ela fica fácil de delimitar os espaços nas alturas de cada letra, sem muita poluição visual, como aconteceria nas folhas pautadas tradicionais.
Mas se prefere pautas, opte pelas linhas brancas, pois o desenho das letras será o destaque e ainda você consegue ter as linhas que gosta.
Agora se você que se profundar ainda mais no mundinho do lettering e da caligrafia, o melhor é treinar para valer com os cadernos da Kemily! Eles foram criados pensando nas artistas de lettering.
Ele possui formato sketchbook e 12 folhas livres para treinar e criar bastante. São elas: 2 lisas, 6 pontilhadas, 2 black e 2 rainbow pontilhadas de gramatura 120, que é ótima para usar canetas à base água, como as brushes. E ainda tem 26 páginas de exercícios práticos para você aprender ou aperfeiçoar lettering!
Incrível, né?
Quer um CI para chamar de seu? Acesse o nosso site em: https://www.cadernointeligente.com.br/
We Love CI!
Beijos!