Vem se espalhando por aí uma prática bem interessante: a prática das páginas matinais. Mas o que seriam essas páginas? É bem fácil de entender! Pela manhã, bem cedinho ou antes de qualquer tarefa importante, as pessoas pegam um diário, uma agenda ou um caderno e escrevem um fluxo de consciência, ou seja, pensamentos que surgem livremente.
Interessante, né?
Conhecidas como Morning Pages (no original em inglês), elas são uma pequena tendência que está aparecendo aos poucos e ganhando adeptas pelo Brasil (especialmente entre quem usa muito TikTok). E nessas páginas, são criados os fluxos de consciência, algo como um “rio de pensamentos” colocado no papel.
É claro que uma dica dessas tem benefícios e pode estimular muito a criatividade individual, mas vamos falar mais sobre isso abaixo. Vem que o Caderno Inteligente te explica mais sobre as páginas matinais e como é possível adotar esse hábito na sua rotina.
O que são Páginas Matinais?
Conhecidas originalmente como Morning Pages, as páginas matinais são um conceito desenvolvido por Julia Cameron, escritora norte-americana, que incentiva a escrita diária antes de qualquer tarefa (ou de manhã bem cedinho) de três páginas. Essas páginas devem ser escritas à mão e devem seguir um fluxo de consciência livre e sem amarras.
E essas páginas devem ser escritas todos os dias sem pular!
Esse conceito foi desenvolvido em um dos livros mais famosos sobre criatividade chamado O Caminho do Artista (The Artist’s Way), no qual Julia tenta através de exercícios desenvolver e estimular a criatividade dos seus “alunos”.
Mas é claro que o conceito foi além do livro, que já tem 4 milhões de cópias vendidas. Ele chegou ao TikTok, onde encontrou novas formas e muitos adeptos dispostos a mostrar o seu fluxo de consciência.
Como fazer Páginas Matinais?
- Tenha o seu CI e caneta ou lápis perto de você na hora de acordar;
- Antes de qualquer outra tarefa, pegue o material e comece a escrever;
- Lembre-se de tentar escrever sempre 3 páginas, no mínimo;
- Não fique controlando os pensamentos, apenas escreva o que vier na cabeça;
- Após terminar de escrever, deixe as folhas de lado e vá realizar outras tarefas;
- Em outro momento do dia, releia o que escreveu e analise, tente encontrar padrões ou boas ideias.
Por que começar a fazer as Páginas Matinais?
Já falamos sobre o segredo de escrever à mão, mas é claaaro que as páginas matinais vão bem além de ficar mais inteligente, treinar a caligrafia ou colocar para fora tudo que está na cabeça, né? Segundo a própria criadora do conceito, as morning pages são uma forma de provocação própria, de buscar clareza, conforto e criatividade.
Veja alguns motivos para você começar a colocar em prática as páginas matinais:
- Aprenda mais sobre você mesma com os seus pensamentos;
- Veja como a sua mente encadeia os assuntos;
- Desenvolva a sua criatividade ao examinar o que você colocou no papel;
- Tenha mais clareza mental após colocar o hábito em prática;
- Desenvolva a paciência para uma escrita compreensível.
E não podemos deixar de mencionar: as páginas matinais são grandes aliadas do desenvolvimento de fluxos de consciência!
O que são fluxos de consciência?
Fluxos de consciência são uma série de pensamentos não-controlados que percorrem a nossa mente e podem ser colocados no papel. Podemos dizer que eles são como um rio que não pode e nem deve ser controlado para poder cumprir o seu papel. Eles não tem uma direção específica e, muitas vezes, podem nem fazer sentido inicialmente.
E esses fluxos cumprem um papel muito importante quando falamos de criatividade, afinal, o pensamento livre é fundamental para escrever de forma imaginativa. Podemos até dizer que as páginas matinais e o fluxo de consciência estão unidos de forma indissociável!
Agora é hora de começar a escrever!
Você já sabe o que são fluxos de consciência, o Caminho do Artista, Páginas Matinais e está pronta para começar a colocar tudo no papel, literalmente. O que falta para iniciar essa mudança na sua rotina?
Vamos deixar uma pequena dica de algo que pode te ajudar nessa sua jornada aqui.