Escrever à mão os conteúdos passados na escola, faculdade ou em cursos parece ser coisa do passado. Atualmente, podemos tirar fotos, digitar ou até mesmo digitalizar, se estivermos falando de páginas de livros ou xerox. Porém, uma coisa já é certa: escrever é muito mais estimulante para o nosso cérebro! Inclusive se você gosta de fazer títulos para caderno, daqueles bem trabalhadinhos.
Já existem diversos estudos confiáveis que mostram que a escrita não pode e nem deve ser abandonada, principalmente quando estamos na infância e na adolescência. Ela nos estimula e nos ensina a organizar informações de uma forma tangível (já que é feita no papel).
Além disso, escrever é uma forma de evitar doenças que aparecem com a idade, devido à queda da atividade cerebral. Logo, é um cuidado especial que devemos ter conosco.
E vamos ser sinceras: é muito mais bonito um caderno com anotações organizadinhas e bonitas (como estes aqui) do que um arquivo no editor de texto no computador.
Vamos entender um pouquinho mais sobre a escrita à mão?
Escrever à mão nos torna mais inteligentes
Escrever à mão pode nos tornar mais inteligentes. Parece mentira, mas não é! Mesmo num mundo cada vez mais digitalizado, no qual a escrita à mão se tornou menos frequente, escrever cumpre um papel fundamental na hora de aprender, estudar, revisar e memorizar diversos tipos de conteúdos diferentes. Isso vale para a escola, para o aprendizado de línguas e também para trabalhar.
Segundo pesquisadores, o motivo para isso é que o ato de escrever ativa mais o cérebro, causando mais reações e fortalecendo a memória neste processo. Ou seja, quem escreve o que está ouvindo ou reproduz o que viu num slide ou no quadro, retém mais informações do que quem simplesmente digita ou tenta absorver de forma puramente oral.
Aliás, uma dica bem importante é tentar escrever o que foi aprendido, resumindo e dando a sua cara para aquele conteúdo. Quanto mais vezes você escrever aquela matéria, mais vezes vai ter interpretado e raciocinado sobre o que está aprendendo. Depois fica muito mais fácil de não esquecer, né?
Um passo a passo para você garantir que esteja aprendendo da melhor forma a partir da escrita é:
- Copie o que foi passado no quadro ou em slides;
- Faça anotações durante a explicação sobre o conteúdo;
- Passe a limpo apenas as anotações, criando um novo textinho resumindo todas as observações;
- Crie um resumo integral sobre o conteúdo e, se preciso, pesquise novas informações em sites confiáveis;
- Revise todo o conteúdo aos poucos ao longo dos dias;
- No dia anterior da prova, revise apenas o material final que você escreveu. Você já está super preparada!
Mas é claro que escrever à mão não se resume ao estudo apenas. Você pode fazer muito mais como manter um:
Planner
Mais que uma agenda e diferente de um diário, o planner é um planejador para quem quer ter mais organização, produtividade e facilidade na sua vida. Com diversos modelos e tipos diferentes (ah, também é personalizável, de acordo com as necessidades), o planner é um ótimo companheiro para a sua rotina. Preenchê-lo à mão (ao invés de usar algum app no celular), facilita demais para lembrar de compromissos e metas.
Caderno de Anotações
Às vezes, tudo que a gente precisa é um lugar para anotar pensamentos, acontecimentos ou quem sabe até começar a escrever alguma história. Escrever ajuda a estimular essa criatividade na hora da escrita e na hora de esclarecer e organizar pensamentos. O seu caderno pode se tornar um amigo, um confidente e uma ferramenta muito importante no seu dia dessa forma.
Vamos escrever mais com o Caderno Inteligente?
Se você se animou, já pegue a sua caneta e abra o seu Caderno Inteligente para você começar a planejar a sua rotina de escrita! E não se esqueça de deixar o seu CI totalmente a sua cara, com toda a personalidade que você deseja.
Personalize o seu caderno com discos novos, pingentes, novas capas, divisórias etc. Tudo que você quer, você pode com o seu melhor amigo, o Caderno Inteligente.
Confira mais dicas da CI no nosso blog aqui.
1 Comentário
[…] Falamos mais sobre esse assunto nesse blog aqui! […]